Author Archive

Queijo camembert brasileiro

Encontrei um queijo camembert brasileiro na zona cerealista aqui de São Paulo (um lugar ótimo pra esse tipo de compra!). Com 150g custou 7 reais, mas é um queijo TIPO camembert.

Eu achei bem gostoso, mas não tem o cheiro, nem o sabor acentuado, levemente acre, do camembert francês. Mas dá pra matar a saudade e pra quem nunca experimentou é um bom começo, porque ele é mais leve, menos forte do que o original. E tem toda a cremosidade desse tipo de queijo, uma delícia pra comer com um bom pão. 🙂

Receita: Doce de abóbora

Doce de abóbora tem o gosto das minhas recordações da minha infância, era o único doce que minha avó materna fazia. 🙂

Neste fim de semana, testei uma receita usando a abóbora moranga e achei que ficou muito bom! É muito fácil, apesar de ter a chatice de descascar e cortar a abóbora, vale a pena e tem tudo a ver com esse período de festa junina.

Doce de abóbora

Ingredientes
1 e 1/2 quilo de abóbora moranga descascada e picada em grandes cubos
750g de açúcar
alguns cravos-da-índia

Modo de fazer: Coloque a abóbora numa panela grande com o açúcar e os cravos, leve ao fogo médio, mexendo até a abóbora começar a juntar água, deixe cozinhar por cerca de 40 minutos, mexendo de tempos em tempos. Quando a abóbora estiver cozida, ela vai se desfazer.

Espere esfriar e guarde em potinhos, também aconselho a retirar os cravos, pra não deixar um gostinho amargo. Dê um dos potinhos pra quem você ama. E aprecie com moderação.

Curau de milho Yoki

Eu adoro curau de milho, e quando vi o preparo da Yoki no supermercado, não resisti e comprei. É mesmo muito simples de preparar, basta acrescentar leite e levar ao fogo, fica pronto em 15 minutos, aí é só deixar esfriar.

O pacote rendeu 5 porções, e não tem mesmo o gosto perfeito de um curau caseiro (que dá muito mais trabalho, né não?), mas matou a minha vontade! Acho que é uma boa opção nessa época de festa junina! Dá pra trazer um gostinho de São João pra sua casa.

Mais crepes franceses

Já falei um pouquinho sobre os crepes franceses, mas deixei um post pra falar só dos crepes doces!

Eles podem ser recheados com nutella, geleia, chocolate, acompanhados de sorvete:

Tradicionalmente, nas famílias francesas, eles são comidos apenas com açúcar, a massa tem várias essências (baunilha, rum, flor de laranjeira) e os crepes são beemmm fininhos.

Eles também podem ser flambados, como o famoso crepe suzette:

Mas o melhor de todos é o crepe au caramel beurre salé:

O caramel au beurre salé é um caramelo, feito também com um pouco de creme de leite e manteiga salgada. Lembra um pouco um doce de leite, mas o sal dá uma quebrada. É muito gostoso, demais de bom! E tradicional da Bretanha. =)

Receita: Tortilla

Uma tortilla nada mais é do que um omelete com batatas, uma receita muito simples e gostosa. Boa pra um sábado, quando estamos com preguiça e só temos batatas e ovos na geladeira.

Tortilla

Ingredientes (para duas pessoas)
1 cebola
2 batatas médias
1 dente de alho
3 ovos
sal, pimenta e ervas a gosto
azeite
óleo

Modo de fazer: Descasque as batatas, cebolas e o dente de alho. Corte o dente de alho em pedaços bem pequenos, depois fatie as batatas bem fininhas, e também as cebolas.

Coloque a cebola, o alho, a batata e também um pouco de azeite numa frigideira anti aderente, salgue levemente, mexa de tempos em tempos até a batata fica cozida e também levemente dourada. Bata os ovos, tempere a gosto e acrescente a batata cozida, misture e devolva à frigideira (untada com óleo), tampe e deixe cozinhar em fogo baixo.

Quando o lado de baixo estiver cozido, vire a omelete com a ajuda de um prato – deixe o omelete escorregar no prato e aí vire o omelete de volta na frigideira, assim ele vai cozinhar dos dois lados.

Sirva acompanhado de uma salada verde.